Publicada em 12 de maio de 2023
No mês da adoção, Link CNJ debate a entrega legal de filhos recém-nascidos
O Link CNJ desta quinta-feira (11/5) trata da Resolução nº 485 do Conselho Nacional de Justiça, que “dispõe sobre o adequado atendimento de gestante ou parturiente que manifeste desejo de entregar o filho para adoção e a proteção integral da criança.” O programa vai ao ar às 21h na TV Justiça.
Participam desta edição Samyra Remzetti Bernardi, juíza do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul; Katy Braun, juíza da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande (MS); e Angélica Gomes da Silva, assistente social do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Dia 25 de maio é Dia Nacional da Adoção. Esse é o segundo episódio sobre o tema adoção no Link CNJ nas últimas semanas. Na última edição, o programa tratou da Busca Ativa Nacional, uma medida estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça para facilitar a adoção de crianças e adolescentes que não têm o perfil inicialmente pretendido por pessoas que querem adotar um filho ou filha.
Procedimentos dos tribunais
A Resolução n. 485/2023, que entrou em vigor na segunda quinzena de março, descreve em 17 artigos para padronizar os procedimentos que os tribunais deverão seguir para assistir a mulher que queira fazer a entrega do filho de até um ano de idade. Entre outros pontos, a resolução prevê que:
Uma História
Toda semana, o Link CNJ traz um tema relevante para a sociedade e em discussão no Poder Judiciário, aborda a agenda de decisões do Conselho Nacional de Justiça e em tribunais de todo o país, além de apresentar as postagens do CNJ na última semana.
O programa ainda exibe o quadro Uma História, com depoimentos de juízes sobre julgamentos que marcaram a sua atuação. No episódio que vai ao ar hoje, Raquel Santos Pereira Chrispino, juíza de Família e Registro Civil do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, diz que a Justiça evoluiu muito ao conciliar dois direitos – o da mãe que entrega um bebê para adoção e o direito dessa criança de conhecer suas origens quando for maior de idade.
O Link CNJ é retransmitido na TV Justiça nas sextas-feiras (7h), sábados (12h), domingos (14h) e terças-feiras (7h30). O programa também vai ao ar na Rádio Justiça nas noites de quinta-feira às 21h30, em Brasília na FM 104.7 MHz e via satélite. Todos episódios do Link CNJ ficam disponíveis permanentemente no canal do CNJ no YouTube.
Fonte: CNJ
24/04/25
Processo nº 8.2022.0010/001377-8 ÁREA NOTARIAL E REGISTRAL AGENDA 2030 – ODS 16.6 – Desenvolver instituições...
24/04/25
A formação dos títulos judiciais, função tradicionalmente atribuída aos escrivães, passa por significativas...
24/04/25
A live será transmitida ao vivo pelo canal da ANOREG/BR no Youtube na próxima terça-feira, 29 de abril. The post...
23/04/25
Imerso no universo dos cartórios, entre averbações e lavraturas, o bacharel em Direito François Thomas Penha, 30...
23/04/25
O direito à terra e à moradia digna, anseios fundamentais de grande parte da população brasileira, encontram...